domingo, 31 de julho de 2011

Visite em Salvador - “Auguste Rodin, homem e gênio”


Uma vergonha, porém após dois anos de inaugurado em Salvador da Bahia, fui visitar o Palacete das Artes que está recebendo por treis anos a exposição denominada “Auguste Rodin, homem e gênio” que já atraiu mais de 150 mil visitantes. Desde o dia 26 de outubro de 2009, quem foi ao museu pôde apreciar as 62 obras originais do artista que é considerado o pai da escultura moderna. Esta é a primeira vez que o Museu Rodin Paris concorda em ceder por tanto tempo as peças para uma exposição.


'Na inalguração diretor do Rodin de Paris, Dominique Vieville, exaltou a independência e credibilidade do similar baiano. De acordo com ele, “o Rodin Bahia não é, de forma alguma, um anexo ou uma filial do nosso museu de Paris. É um equipamento completamente autônomo, e que merece receber estas peças, patrimônio inalienável do governo francês”. Esta é a primeira vez que as obras de Rodin passarão tanto tempo fora de seu país de origem.
Após a coletiva, os cerca de 1.500 convidados puderam apreciar pela primeira vez na Bahia as 62 esculturas de Rodin, avaliadas em 26 milhões de reais. O Palacete recebeu iluminação especial para a inauguração, que valorizou ainda mais seu piso de ipê, os vitrais italianos e os afrescos, que brilhavam ao refletir os canhões de luz posicionados na área verde ao redor do espaço. A expectativa é de que o Projeto Rodin Bahia receba, até 2012, um milhão de visitantes.'
Fonte:http://palacetedasartesrodinbahia.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário, dê sua opinião sobre a postagem será muito importante a sua contribuição para contribuir com as ideias na construção da formação do pensamento critico.