sábado, 2 de julho de 2011

APROPRIAÇÃO E UTILIZAÇÃO DA ESTRUTURA DO ARQUIVO PÚBLICO DO MUNICÍPIO DE JACOBINA/BA PARA O TURISMO

Trabalho de conclusão do curso
MBA Executivo em Gestão Pública
Curso de pós-graduação-Especialização
Professor Orientador Sergio Carlos de Sousa Pereira





RESUMO


Este trabalho tem por objetivo apresentar um Projeto de Impacto na Administração Pública, o qual identificará e buscará na área de Turismo uma forma de potencializá-la através da inclusão dos Arquivos Públicos Municipais nos roteiros turísticos, apropriando-se dos seus acervos de documentos físicos como forma de valoração das culturas locais disponíveis e incrementando os produtos turísticos, já que nos Arquivos Públicos encontram-se parte da história documentada das sociedades em suas relações formais. Estudou-se o caso do Arquivo Público do Município Jacobina na Bahia e a sua utilização como patrimônio chave à informação no processo de construção da memória do seu povo. Este projeto vislumbra possibilidades históricas e estruturantes que podem elevar a autoestima do povo brasileiro diretamente no foco das suas moradias nos seus municípios e ao visitante turista que terá de acordo com as medidas implementadas em cada projeto, uma maior interação com o local de visita. Além disso, toda essa logística possibilitará o incremento econômico/financeiro dos municípios, mediante a movimentação de novas divisas diretamente nos municípios envolvidos.



Palavras-Chaves: Arquivo Público, Turismo Sustentável, Memória e Educação na Gestão do Conhecimento Cidadão.

ABSTRACT


This project impact in public administration will identify tourism a way to potencialize it through the inclusion of Municipal Archives in tours taking ownership of your holdings of physical documents as a means of valuation of the available local cultures and incrementing the tourist products that already in the public files are part of the documented history of societies in their formal relations. Studied the case public archive of Municipality Jacobina in Bahia and its use as a key asset to information in process of construction of the memory of his people. This project sees possibilities historical and structuring that may raise the self-esteem of Brazilian people directly into the focus of their houses in their municipalities and the tourist visitor that will take place in accordance with the measures implemented by each project, greater interaction with the local tourist visit. Moreover, all this logistics makes it possible for the economical/financial increment of locations by moving new currencies directly in the municipalities involved.

Key Word: Public management, sustainable tourism, memory and education in knowledge management.


1 - INTRODUÇÃO
Tratar da apropriação do espaço do arquivo público para o turismo no Município de Jacobina Bahia é considerar a interação da legislação vigente em caráter federal, estadual e municipal para o turismo e considerar os aspectos que poderão ser elucidados como forma de absorção da sociedade local, da gestão do turismo como fator importante para o desenvolvimento sustentável à geração de renda e circulação da mesma, do visitante turista e da população local como fator de melhorias estruturais e da infraestrutura básica. O método que direcionou a estruturação deste projeto de impacto na administração pública foi o ZOPP que significa planejamento de projetos orientado para objetivos.

O presente projeto trata da incorporação dos documentos físicos disponíveis no acervo do Arquivo Público Municipal de Jacobina e a sua utilização como documentos chave à informação no processo de construção da memória do seu povo. Para entender a construção das ideias do projeto far-se-á uma abordagem ao termo turismo em separado à legislação que rege os arquivos públicos no Brasil, citando principalmente o órgão responsável por estes (Conselho Nacional de Arquivos - CONARQ). Durante a construção deste trabalho, tentou-se aproximar as características culturais e concluir-se com os objetivos vislumbrados como satisfatórios à união dos setores (turismo e arquivos públicos) como agregadores de valores incontestáveis à construção da identidade e resgate de parte da memória do povo brasileiro usando para isso um acervo de documentos que, por lei, já deverá ser cumprido como provisão à estrutura da gestão pública nacional nos estados e nos municípios.

Contatos ligue para Reini: 71 9141-0487

2 comentários:

  1. Reini, estou muito feliz em saber de seus estudos nesta área, e em especial porque visibiliza a nossa terra - Jacobina. Tenho um enorme acervo de fotos, documentos e escritos de minha mãe e meu pai - Alcira e Adhemar Silveira que, se tiver apoio, podem vir a integrar este Arquivo. O que acha?

    ResponderExcluir
  2. Por favor Tereza! Quero muito a sua orientação em como fazê-lo, pode ser?
    REINI.

    ResponderExcluir

Faça seu comentário, dê sua opinião sobre a postagem será muito importante a sua contribuição para contribuir com as ideias na construção da formação do pensamento critico.