sexta-feira, 19 de abril de 2013

Dias de luto para Jacobina município brasileiro pertencente ao estado da Bahia!

Jacobina para o turismo e o turismo para Jacobina! Como esse município interage com esse fenômeno social e econômico? Porque os gestores do município não o divulgam ou criam ações em conjunto com o “trade turístico”, tarefa mínima para geração de divisas básicas para sustentabilidade comercial? Falta cobrança da população? É estratégia de poder, ou seja, quanto menos informar a população mais fácil fica a subserviência política? O turismo e os seus segmentos (comercio, hotelaria, bares e restaurantes, lazer e eventos, shows, teatros, museus, arquivo publico, transportes, estrutura pública e privada, infraestrutura, hospitais e clinicas de saúde e serviços) não são importantes para o município? O turismo não é prioridade? Há incompetência na gestão pública? Caros conterrâneos e leitores, escrevo interrogando para que me ajudem a encontrar alguma resposta, não escrevo com a propriedade de quem nasceu aí, porém com a propriedade de um profissional ( e no fundo passional ) de quem vislumbra o desenvolvimento sustentável da nossa região. Já que estamos inseridos em uma economia global de mercado capitalista e desenvolvimentista, seria mais difícil remar contra a maré, concordam? Sendo assim, o fator motivador destes questionamentos é realmente esclarecer para haver algo a vislumbrarmos em conjunto. Participei do II Salão de turismo BNTM e ABAV, eventos que foram realizados simultaneamente no Centro de Convenções da Bahia no período de 10 a 14 de abril de 2013. Para terem uma ideia, nesses eventos todo o “trade turístico” e afins lá se encontram para dinamizar, realizar, vender, comprar, fazer parcerias, desenvolver e sustentabilizar o turismo no estado. Quem ficou de fora, no mínimo, se atrasou no desenvolvimento turístico. Setor este que engloba o fator da economia mais importante na manutenção e desenvolvimento do PIB do município de Jacobina Bahia (vide http://www.ibge.gov.br/cidadesat/painel/painel.php?codmun=291750#). Eis aqui a minha indignação e inúmeros questionamentos na tentativa de encontrar uma resposta a não participação de Jacobina na maior vitrine para o mercado turístico local nacional e mundial que acontece na capital baiana e com participação subsidiada pela secretaria de turismo do estado, bastava o município se mostrar interessado em participar. O reflexo deste feito é gravíssimo, muito mesmo! Ou será que, mais uma vez, a seca será, também, álibi para todos os atos de incompetência publica?

Fonte das fotos: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/e/ee/Bahia_Municip_Jacobina.svg/280px-Bahia_Municip_Jacobina.svg.png&imgrefurl=http://pt.wikipedia.org/wiki/Jacobina&h=290&w=280&sz=73&tbnid=OaxjGG5Io8eWOM:&tbnh=90&tbnw=87&zoom=1&usg=__SaHG-Aqqrd0ZySn5P9wEdwQW_AQ=&docid=ef1MxAqx8X_P9M&hl=pt-PT&sa=X&ei=MVlxUb_6Jobm9ATg44F4&sqi=2&ved=0CEIQ9QEwAw&dur=2279

4 comentários:

  1. Parabéns Reini, sua avaliação da situação deste município pode ser adaptada para quase todo país, o descaso por parte dos gestores em relação ao trade turístico é verdadeiramente vergonhosa!

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  2. Podemos constatar que somente 100 municípios baianos participaram efetivamente do II Salão de Turismo, municípios como o de Jacobina da Bahia que fundamentalmente fez parte do fluxo financeiro do ouro na formação administrativa do Brasil pós conquista dos europeus, é um absurdo contatar!

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  3. Muito feliz e pertinente comentário e visão a respeito do descaso das autoridades locais com a visibilidade e as possibilidades de retornos altamente lucrativos para a cidade de Jacobina e região.

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  4. parabéns, e que legal que tem filho da terra que se preocupa com o nosso turismo, que deixa tanto a desejar! continue nessa luta..

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