Aqui você terá a oportunidade de conhecer melhor meu trabalho e manter contato para maiores informações sobre minhas experiências, eventos, shows,ingressos em domicílio, viagens pelo Brasil, viagens pelo mundo e outras atividades do momento...
sábado, 13 de abril de 2013
Formação Profissional para o Turismo Discutida no II Salão Baiano de Turismo Professor Alberto Viana
O II Salão Baiano de Turismo prosseguiu hoje com debates interessantes e inadiáveis com as apresentações do turismo rural e turismo de base comunitária e com a palestra do Cama & Café com a experiência do Bairro de Santa Tereza-RJ. Mas a discussão sobre formação profissional foi muito rica, com apresentações do poder público, da iniciativa privada e da academia representada pela Universidade do Estado da Bahia-UNEB. A professora e turismóloga Rosana Reis da UNEB coordenou a mesa, que teve ainda o Secretário Domingos Leonelli, a Profa. Emília Silva, a Profa. Inez Garrido, e o representante do empresariado Silvio Pessoa. Na platéia, professores, ex-professores, alunos e egressos dos cursos técnicos de turismo e dos cursos de bacharelado em turismo e em hotelaria, da FACTUR, da CAIRU, da UNYAHNA e de outros estados. A queridíssima professora Carmélia Amaral, professora de "todos" esteve presente.
De um lado fica a necessidade do trade de uma mão de obra qualificada, mas muitas vezes pouco valorizada e de outro a vontade da academia da retomada de mais cursos superiores de turismo, que já foram 37 só em Salvador, e hoje praticamente reduzidos a 1(o da UNEB), já que os demais acabaram, ou foram descredenciados pelo MEC ou não formam turmas. A necessidade de bacharéis no interior do estado e da retomada de uma entidade de classe representativa da categoria e de um congresso de turismo da Bahia foi também defendida, inclusive por mim, de forma a evitar a fuga de talentos para outras áreas da economia e para divulgar e valorizar as monografias, dissertações e teses de quem pensa, formula e realiza ações no campo e na cidade em prol do turismo. Uma das pesquisas apresentadas sinalizou que pouco mais da metade dos egressos dos cursos atua no setor, e boa parte desses tem cursos de especialização ou mestrado. Vamos voltar a nos organizar e valorizar nossa profissão....é a única saída para dias melhores.
Link da postagem - http://mundoruralmelhor.blogspot.com.br/2013/04/formacao-profissional-para-o-turismo.html?showComment=1365857289216
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário, dê sua opinião sobre a postagem será muito importante a sua contribuição para contribuir com as ideias na construção da formação do pensamento critico.