Aqui você terá a oportunidade de conhecer melhor meu trabalho e manter contato para maiores informações sobre minhas experiências, eventos, shows,ingressos em domicílio, viagens pelo Brasil, viagens pelo mundo e outras atividades do momento...
quinta-feira, 31 de janeiro de 2013
Quem é o Turismólogo?
Conheça o turismólogo
Atualmente o turismo vem sendo enxergado como um propulsor de desenvolvimento social, ambiental e econômico do Brasil. Por ano entram e circulam cerca de 5 milhões de turistas, e mais do que nunca o turismólogo é fundamental no processo de gestão e desenvolvimento do turismo no Brasil. Mas afinal quem é o turismólogo?
O termo turismólogo surgiu em meados de 1970, com o objetivo de categorizar uma formação acadêmica especifica que começava a surgir no Brasil. O primeiro curso iniciou-se na atual Universidade Anhembi-Morumbi no ano de 1971 e logo após, foi a Faculdade Ibero-Americana de Letras e Ciências Humanas – atual Centro Universitário Ibero-Americano/ UNIBERO em São Paulo em 1972.
Porém o turismo somente começa a ser tratado como objeto de estudo acadêmico e científico a partir do ano de 1973, quando foi criado o curso de turismo na Universidade de São Paulo – USP, posteriormente nas universidades Pontifícia Universidade Católica de Campinas em 1974 e Universidade Católica de Pernambuco, em 1975.
Recentemente a categoria obteve uma conquista. Sancionada pela Presidenta Dilma Rousseff no dia 19/01/2012, foi publicada no Diário Oficial a lei 12.591, a portaria define as atividades da profissão de turismólogo.
A Lei considera atividades do turismólogo: planejar, organizar, dirigir, controlar, gerir e operacionalizar instituições e estabelecimentos ligados ao turismo; coordenar e orientar trabalhos de seleção e classificação de locais e áreas de interesse turístico, de acordo com sua natureza geográfica, histórica, artística e cultural, bem como realizar estudos de viabilidade econômica ou técnica; coordenar e orientar levantamentos, estudos e pesquisas relativamente a instituições, empresas e estabelecimentos privados que atendam ao setor turístico; entre outras, para conhecer a lei na integra clique aqui.
Outra importante conquista foi a inclusão da profissão na CBO – Classificação Brasileira de Ocupações em março de 2012, que ocorreu após grande mobilização do Instituto Brasileiro de Turismólogos e seus filiados. Tal conquista não garante a regulamentação, como foi vinculada por diversos sites de noticias e outras mídias. Para maiores detalhes sobre as atribuições, características ou outras áreas da atividade acesse o site da CBO em http://www.mtecbo.gov.br.
Atualmente, o turismólogo deve estar preparado para atuar em qualquer uma das diversas áreas possíveis dentro do trade turístico, porém devido a grande abrangência de atuação no mercado, requer do profissional em turismo algumas especializações caso queira se destacar.
O bacharelado em turismo oferece um grande leque de opções: supervisão; assessoria; gerência; direção de empreendimentos turísticos públicos/privados; coordenação de trabalhos técnicos; elaboração e análise de planos para o desenvolvimento do turismo, ou até mesmo a carreira acadêmica, pois são pouquíssimos os professores formados nessa área.
Falar outro idioma, fazer cursos de especialização (pós-graduação ou cursos de extensão) e outros diferenciais do profissional podem ser decisivos para sua carreira. Além destes caminhos vale lembrar que passar feriados e fins de semana trabalhando é algo comum na atividade, isto vale para aqueles que pensam que trabalhar com turismo é viajar e curtir.
Tradicionalmente, o turismólogo trabalhava em agências e operadoras de viagem, companhias de transporte, hotéis ou restaurantes. Esses são ainda espaços que ele ocupa, mas hoje, o profissional circula também por outras áreas, como nas secretarias municipais, estaduais e outros órgãos públicos, empresas de promoções e eventos, nas ONGs e etc.
A presença do turismólogo serve não apenas para promover e organizar locais que já existe potencial turístico, mas também para criá-los, porém é preciso que o profissional fique atento para as exigências do mercado, tais como postura, criatividade, liderança, etiqueta empresarial, comunicação e trabalho em equipe.
Fonte: http://www.turismologos.org.br/p7269.aspx
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário, dê sua opinião sobre a postagem será muito importante a sua contribuição para contribuir com as ideias na construção da formação do pensamento critico.