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terça-feira, 13 de novembro de 2012
Arquivos públicos e turismo alguma coisa haver?
APROPRIAÇÃO E UTILIZAÇÃO DA ESTRUTURA DOS ARQUIVOS PÚBLICOS PARA O TURISMO, baseado em estudo de caso da gestão de implantação do Arquivo Público no MUNICÍPIO DE JACOBINA/BA
Este projeto vislumbra possibilidades históricas e estruturantes que devem elevar a autoestima do povo brasileiro diretamente no foco das suas moradias (nos municípios) e incorporar os Arquivos Públicos aos roteiros turísticos oficiais.
O objetivo é apresentar um Projeto de Impacto na Administração Pública baseado no método alemão “Zoop”, onde identificará e buscará na área turística estudada uma forma de potencializá-la através da inclusão dos Arquivos Públicos Municipais nos roteiros turísticos oficiais. Como nos Arquivos Públicos encontra-se parte da história documentada (de cada município, estado e no caso arquivo nacional do Brasil) das sociedades em suas relações formais e informais, as ações vislumbram apropriar-se dos acervos de documentos físicos como forma de valoração das culturas locais disponíveis e agregar de forma sustentável aos produtos turísticos ofertados.
Como referência ao projeto estudou-se o caso do Arquivo Público do Município Jacobina na Bahia e a sua utilização como patrimônio chave à manutenção, informação, avivamento e fixação no processo de construção da memória coletiva.
Além disso, toda essa logística possibilitará o incremento econômico/financeiro dos municípios, mediante a movimentação de novas divisas impactando diretamente na população envolvida, multiplicando-se para cada estado e consequentemente para a nação.
No processo de estudo de cada caso, aqui destacando Jacobina/BA, nos dias atuais a maior arrecadação deste, advém da mineração que é feita de forma intensiva e por multinacionais (mineração). A economia é complementada pela agricultura, pecuária de corte, serviços e turismo cultural.
Destacam-se como pontos e atrativos turísticos:
• Alto do Cruzeiro;
• Igreja das Missões;
• Praça da Missão - a praça mais animada e frequentada da cidade;
• Praça Castro Alves - um belo espaço de serviço e lazer onde se encontra a Igreja Matriz;
• Hotel Serra do Ouro - o mais belo hotel na cidade, localizado em um dos pontos mais altos;
• Fiesta Parque Hotel - parque temático aquático;
• ‘Chateau Dance’ - uma das mais antigas e melhores casas noturnas da cidade;
• Emissoras de rádio - Jacobina FM, Clube Rio do Ouro, Serrana FM e Jaraguá AM;
• Passeio Ciclístico de Jacobina – realizado anualmente e considerado o mais belo da Bahia. Em dezembro de 2012 ocorreu o 31º com a participação de 2000 ciclistas;
• A Micareta - há indícios de ser a primeira do Brasil;
• Inúmeras e belas cachoeiras (são mais de 33 quedas, as mais procuradas são: dos Alves, Amores, Aníbal, Brito, Jaqueira, João Bello, Macaqueira, Véu de Noivas entre outras);
• Além de outros potenciais pontos turísticos naturais a serem estruturados, como exemplo; antiga estação ferroviária, ruínas da antiga Igreja das Missões, fragmentos da Estrada Real, Vila de Itaitú, o roteiro da mineração, o museu do ciclo do ouro entre outros.
O turismo, não só em Jacobina, mas na maioria do território nacional está em estado bruto, em fase de descoberta, de estruturação e, em alguns casos, em expansão. Para identificar as fases de desenvolvimento deste setor faz-se necessário o mapeamento da infraestrutura (energia, transportes, estradas e saneamento) e estrutura turística (serviços, sinalização turística, hospedagem, educação turística da população e outros) a ser explorada.
Após a fase estatística, precisa-se captar recursos para investimento básico e efetivo nos pontos identificados como deficitários no estudo previamente realizado e nas estruturas turísticas em potencial como bares, restaurantes, hotéis, pousadas, casas de eventos, museus, parques, teatros, bibliotecas, arquivos públicos e outros. Consequentemente, o marketing pode agir de forma a sustentar o que já existe, no caso específico de Jacobina, o turismo cultural está em destaque por se tratar de uma modalidade de turismo onde o público consumidor é diferenciado e com o nível de conhecimento acima da média (sabem o que buscam como informações estatísticas da estrutura turística e da infraestrutura local), pois os atrativos ainda são em sua maioria constituídos de forma natural e com estrutura inadequada.
Após o estudo de investigação, identificação, análise, apropriação, construção, revitalização, catalogação e avaliação de dados efetuados para o Município de Jacobina, conclui-se que o Arquivo Público do Município se encontra em parcial vantagem competitiva estrutural em relação à grande maioria dos outros municípios do Estado ficando atrás somente de municípios como Salvador, Rio de Contas e Cachoeira, levando a crer que a sua apropriação para o turismo está mais habilitada faltando programar um plano de marketing que possa incorporá-lo, contemplando-o e apresentando-o como um novo equipamento/atrativo turístico local.
Para a população regular do município sede, seus distritos e povoados, pensa-se que cabe à Secretária de Turismo em conjunto com a Secretaria de Educação, Governo do Estado, e órgãos responsáveis, programar uma política de inclusão nas aulas de história nas devidas ementas sobre a importância dos resgates históricos através do acervo disponível neste novo local.
A preocupação legítima, do governo brasileiro com as questões prioritárias, em particular aquelas que visam evitar a fome e as doenças vêm fazendo com que outros setores importantes como a cultura e o turismo sejam desprestigiados e mal regulamentados em curto prazo. No entanto, a médio e longo prazo isso se revelará de forma favorável e relevante utilizando-se a legislação já existente para Arquivos Públicos, como ação efetiva deste PIAP (PROJETO DE IMPACTO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA). Sugere-se a cada gestor municipal buscar parcerias com universidades e cursos técnicos como exemplo do estado da Bahia com a UNEB (Universidade do Estado da Bahia) e outras instituições de ensino superior da região para utilização de estagiários de cursos afins como; história, geografia, biblioteconomia e outros com o intuito de multiplicar o ideal de resgate histórico e da memória coletiva e também apoiando os serviços gerais do arquivo ficando assim, responsáveis por divulgar este novo projeto e a sua função básica em conjunto com o departamento de marketing da prefeitura municipal e da própria Fundação Pedro Calmon com o suporte do Conarq (Conselho Nacional de Arquivos, como foi realizado como experiência efetiva na gestão 2008/2009 da Coordenação do Arquivo Público Municipal de Jacobina). A divulgação deve ser feita em conjunto com os órgãos responsáveis sobre a coordenação da prefeitura de cada município envolvido. É importante a utilização das mídias espontâneas e não espontâneas de forma efetiva lembrando sempre da responsabilidade da coordenação do prefeito do município ou seu responsável legal.
Conclui-se que, por ser um projeto de baixo custo por envolver setores da administração pública que por se só já existem, a proposta básica deste PIAP é aproximar essas áreas e setores da administração pública e privada ordenando uma à outra para potencializar as ações no intuito de obter resultados mais favoráveis no trato com o patrimônio público. No caso em estudo, os Arquivos Públicos Municipais e o “trade turístico” como um todo. Este é um projeto muito viável, devido às históricas sintonias entre patrimônio cultural e turismo, pois o turismo se apropria de todo o meio ambiente agregando valor na formação de produtos a serem explorados, turistificados (construídos) e vendidos.
Finalmente é importante ressaltar que, a exemplo de outras leis que se iniciaram na esfera federal e foram posteriormente adotadas em nível estadual e municipal, a proposta deste estudo, depois de aplicada na região de Jacobina/BA, é expandi-la a outros municípios do país, servindo de referência para a elaboração de um projeto nacional com um valor inestimável para a sociedade brasileira que deverá ser conscientizada cada vez mais dos direitos e deveres da cidadania, geração de emprego e renda, além da manutenção e exercício do conhecimento coletivo da formação e construção da sua memória.
Creditos:
Reini Carvalho Mota, Esp.
Mestre em Gestão Pública
Fundação Getúlio Vargas/EBAPE-SP – 2011.
Especialista em Gestão Ambiental e Recursos Hídricos
Universidade Estadual da Bahia - UNEB, Dezembro de 2004.
Bacharel em Turismo
Instituto de Educação Superior Unyahna- 2002.
Consultor e Diretor Execultivo da Yabatur Consultoria Viagens e Turismo LTDA.
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